ATENÇÃO PARA OS NOVOS ACONTECIMENTOS:
A I e II etapa da Conferência das Pessoas com Deficiências, já aconteceu.
A Municipal e Estadual, onde foram escolhidos seus delegados para levar a Brasília às propostas para melhoria no atendimento as Pessoas com Deficiências nas áreas de saúde, trabalho, acessibilidade e educação.
Fiquem atentos as propostas que já estão postadas no nosso Blog. Estas propostas serão defendidas pelos delegados eleitos na última Conferência Estadual, que no nosso Estado (RO) aconteceu em Porto Velho, nos dias 17,18 e 19 de Setembro. Os delegados de todo o País,estarão reunidos em Brasília para defender suas propostas Estaduais no mês de Dezembro.
Segue abaixo alguns dos eixos definidos na Conferência Estadual de Rondônia.
Deixem seus comentários sobre as propostas levantadas.
Bjs: Jodimar, Joice e Sandra.
EIXO EDUCAÇÃO E TRABALHO
Nº.
PRIORIDADE
PROPOSTAS
01 -Assegurar a capacitação de profissionais da rede pública para possibilitar a inclusão digital das pessoas com necessidades educacionais especiais, preparando para o mercado de trabalho.
02-Criar Conselho Estadual e Municipais dos direitos da pessoa com deficiência, bem como o fundo de apoio e seu Estatuto.
03-Oferecer curso de capacitação em Libras e Braille para profissionais da área governamental e não governamental.
04-Ampliar, acompanhar o cumprimento da lei de Cotas para inserção das pessoas com deficiência no mercado do trabalho.
05-Oferecer atendimento educacional especializado necessário, ou seja, uma equipe multifuncional composta por fisioterapeuta, fonoaudiólogo, terapeuta ocupacional, psicólogo e assistente social, entre outros, a fim de favorecer o desenvolvimento e a aprendizagem de crianças, jovens e adultos que dele necessite;
06-Garantir o cumprimento da Lei no que se refere a disponibilização e/ou adaptação de materiais, equipamentos e demais recursos tecnológicos e de comunicação (libras, braile e outros) que promovam acessibilidade ao conhecimento, comunicação e interação social de crianças, adolescentes, jovens e adultos com deficiência.
07- Realizar ações de formação continuada aos profissionais das Unidades Educacionais por meio de oficinas, reuniões, palestras, cursos e outros para o atendimento de crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais.
08-Contratar através de concurso público profissional especializado (fonoaudiólogo, Psicopedagogos, psicólogo, auxiliar educacional e assistente social) instrutor surdo e intérprete para a área da educação.
09-Conscientização e mobilização através de palestras nas igrejas e escolas através das Secretarias Municipais de educação esporte cultura e lazer, das necessidades de implantação de atividades direcionadas a inserção das pessoas com deficiência.
10-Estabelecer parcerias com organização da sociedade civil para atividades correlatas á cursos profissionalizantes para pessoas com deficiência nas instituições públicas e privadas.
11-Oferecer condições aos alunos com deficiência incluídos nas escolas regulares, nas aulas de Educação Física com equipamentos específicos, com acompanhamento de profissionais habilitados.
12-Contemplar no orçamento do município recursos necessários para adaptação de todas as escolas da rede municipal.
13-Projeto de Capacitação de profissionais para preparar as pessoas com necessidades especais para o mercado de trabalho.
14-Adquirir equipamentos específicos incluindo softwares e programas para alunos com necessidades educacionais especiais, Tecnologia Assistiva para as escolas de educação básica.
15-Criar Leis que garantam o 1º Emprego e estágio remunerado para pessoas com deficiência, após qualificação profissional com vagas garantidas no mercado de trabalho.
16-Promover cursos de formação continuada por jurisdição, respeitando a especificidade de cada deficiência, e que esteja previsto no calendário escolar.
17-Envolver o profissional com deficiência e/ou a família no processo de inclusão educacional como multiplicador.
18-Criar Centro de referência e reabilitação municipais que ofereça capacitação aos profissionais da educação como suporte aos pais e familiares, inclusive as oficinas profissionalizantes que capacitem as pessoas com necessidades especiais para acesso ao mercado de trabalho, apoio ao aluno dentro das várias áreas.
19- Garantir nos Planos de Carreiras, Cargos e Salários por entes federados incentivos financeiro a todos os profissionais que atuam na inclusão das pessoas com deficiência.
20- Garantir redução do número de alunos por sala permitindo a qualidade da aprendizagem quando se tratar inclusão de alunos com deficiência e um profissional qualificado.
21- Garantir cursos profissionalizantes gratuitos para alunos com necessidades especiais, em parcerias com o Poder Público o Sistema S, Associação Comercial, e outras Instituições afins.
22- Propor a modificação da lei no sentido de manter o beneficio de prestação continuada para as pessoas com deficiência, de formas que não percam seus benefícios do (INSS) quando forem inseridos no mercado de trabalho.
23- Favorecer espaços para a participação da família através da realização de palestras informativas, sobre a convivência da pessoa com deficiência esclarecendo os alunos, professores, funcionários e famílias que participem da comunidade educativa.
24-Garantir a participação de pessoas com deficiência em cursos de capacitação profissional, respeitando as suas potencialidades, visando o aprendizado das novas técnicas de produção, garantindo o pleno acesso com deficiência.
25- Garantir Bolsas de Estudos e transportes as pessoas com deficiência ao Ensino Superior.
26- Implementar ações em conjunto com as instituições especializadas .
2 comentários:
Parabéns meninas vcs estão bem informada a respeito da legislação que norteiam a educação inclusiva, continue assim, pois a educação precisa de divulgação a respeito desse conteúdo.
ola!!! gostei muito to tema escolhido, está em primeira necessidade de nossas preocupações, e vosso texto esta bem claro, fácil de entender.... parabens.
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