quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Uma história de verdade!!!

Minha mãe Jaci, e meu amigo Nuno.
Eu (Joice),passeando com meu amigo Nuno.

Sabe aqueles momentos em que ficamos pra baixo com vontade de jogar tudo para o alto,abandonar tudo e todos porque nos sentimos só, ou infelizes,começamos a culpar Deus e todo mundo por nossos problemas...?


Pois é, nestes dias estamos como sedizem por ai "com a maior deprê"!!!Sabe o que é muito bom fazer neste dia? Olhar o umbigo alheio!


Isto mesmo! Observar a vida com personagens reais nos trazem de volta a realidade e nos remete a pensar sobre quem somos e que fazemos onde estamos.


No final do ano de 2007 tive a oportunidadede voltar a Portugal para visitar minha mãe que reside lá há 6 anos. Minha avó materna havia falecido e era como uma mãe para mim, moravamos sozinhas eu e ela, mas seu momento chegou e eu me senti impotente diante de sua morte. Ao viajar estava um "bagaço",apenas havia enterrado minha avó e fui ao encontro de minha mãe. Ao chegarem Portugal, nada era lindo mais, pois a tristeza tomava conta de mim, comecei a interrogar a Deus: porque eu? porque comigo? o que eu fiz para ter que ver ela partir assim desta maneira?


Me sentia muito, muito infeliz! E o pior não podia me abrir com minha mãe pois ela era a filha que não se despediu da mãe devido a distancia.Então eu fiquei mais uma vez em silêncio.


No ano novo nos reunimos em casa uma de gaúxos em Portugal, para a passagem do ano.


Lá conheci uma pessoa muito especial, ele se chama Nuno Cruz, um português nato e apaixonado pelo Brasil e seu povo.


Quando cheguei a casa, me deparei com aquela alegria toda e me chamou atenção um homem, joven por sinal que atendia pelo nome de:"Senhor Nuno". Todos tinham muita atenção com ele, davam tudo em sua mão, mas ele não se mexia. O detalhe é que eu somente o via sentado mas não o vi de frente. Quando minha mãeme chamou para sentar perto da lareira para tomarmos vinho, havia esfriado muito aquela noite. Foi quando o vi de frente, o Nuno é deficiente visual, perdeu a visão aos 3 anos de idade devido a várias cirurgias nos olhos. Nuno nasceu com Glaucoma, e sua mãe em ato desesperado de recuperar sua visão o designou a várias cirurgias com pouco espaço de tempo. Como fiquei sabendo disto? Perguntando!


Enquanto todos estavam esperando a virada do ano, nós embalavamos em assuntos com educação, acessibilidade,etc...


Foi quando ele me contou sua história traumática com a educação. Nuno hoje tem 37 anos, é concursado na rede hospitalar de Portugal, vive com os pais e é divorciado.


Contou-me que apanhou muito de seus professores para ser alfabetizado, apanhava em seu rosto, ao me contar suas lágrimas rolavam em sua face. Nuno dependia de seus amigos e familiares para se locomover, fazer compras e tudo mais. Devido Portugal ser um País antigo, sua acessibilidade é comprometida, e somente agora é que estão mudando algumas coisas, mas em alguns lugares como os pontos turisticos ainda é muito dificil o acesso devido a quantidadede escadarias. Mas se vocês pensam que ele fica em casa por isto estão muito enganado!


Hoje Nuno faztudo sozinho, pega metrô, faz compras, passeia, é funcionário destaque em seu trabalho e fera na informática. O dia que decidiu foi a luta por seus direitos e nunca mais parou.


Numa dado momento perguntei a Nuno qual era seu maior sonho, e ele humildemente me respondeu: "Conhecer um museo", e completou: "meu país tem muitos museos mas nunca tive ninguém que quisesse me levar, pois acreditam que cego não enxergam"!


Ai foi quem chorou, porque ficava me lamentando por tudo que vi, e ele somente queria ver. Então o convidei para visitar as praias de Cascais e para conhecer o museo do mar.


Foi uma experiência incrível, guiá-lo,conduzir Nuno na praia para ouvir o mar e sentir a maresia foi fantástico!! Maso momento mais mágico realmente foi o museo, Nuno não conhecia os animais marinhos e parecia uma criança quando eu o apresentava os animais empalhados, sabe aquele sorriso lindo de uma criança quando ganha um presente tão sonhado? Foi este sorriso emitido por Nuno. Ele chorava, ria, se emocionava, foi lindo!E este foi só o começo de nossa aventura, fomos ao Oceanário,shopings, e a muitos outros lugares.


E ao final de minhas férias descobri que eu era a cega e ele enxergava muito bem!


Pois ele vê as pessoas com os olhos do coração, e esta visã sim, é muito dificil dedesenvolver!


Somos muito amigos, trocamos emails, correspondências, telefonemas e ele atualmente namora minha irmã que também é deficiente visual, mas esta história fica para a próxima semana!


bjos, Joice.




Um comentário:

Adelaine, Alexandra e Fabia disse...

Meninas amamos o blog de vocês continuem sempre assim....
Beijos!!!!!!!!!!!